Centro Cultural Africano recepciona em São Paulo o maior sacerdote do Culto de Ifá

Considerado pela comunidade nigeriana no Brasil o maior sacerdote do culto de Ifá no mundo, o Araba Agbaye (Owolabi Awodotun),  cumpre agenda na cidade de São Paulo. O líder religioso desembarcou na última segunda-feira, dia 10, e foi recebido pela comissão organizadora da agenda na Capital, coordenada pelo presidente do Centro Cultural Africano, Otunba Adekunle Aderonmu. 

Agbaye ficará no Brasil até o dia 25 de setembro e terá compromissos oficiais no Rio de Janeiro e Bahia. Na tarde de quarta-feira, dia 11, teve início a agenda com uma audiência na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, onde a comitiva foi recebida pelo secretário Paulo Dimas Mascaretti. 

SAIBA MAIS.:  O destino incerto do óleo que atinge o litoral do Nordeste

 À noite, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, o Araba presidiu a mesa da cerimônia de certificação às  autoridades do culto de Ifá em São Paulo. O evento, que contou com a parceria  do Ìjo-Òrúmilà  (Rio de Janeiro) e Comunidade Nigeriana na Bahia, teve o apoio do Deputado Campos Machado e do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdasde de Crença da SJC-SP.  A jornalista Claudia Alexandre, colaboradora do Portal Áfricas, conduziu a cerimônia de premiação e homenagens. Foram agraciados Dr. Paulo Dimas Mascaretti (Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo);  Elias Of Ibogun – Akinyálé 9Akoda-Ifá Ifagbemi Akinyàlé);  Carmem de Melo Cordeiro (Iyalorisá Carmem Osún); Babalawo Ifaleyé Akalaomo Orisa; Deputado Carlos Campos machado; Padre José Enes de Jesus; Claudiney Prieto. 

SAIBA MAIS.:  O Estado não existe na terra indígena mais letal para os guardiões da floresta

Foram lembrados em honra Oloyé Awise Awogboju Akoda (Ile Ifa Aye Otito); Iyalorisa Luizinha de Nanã (Asé Batistini), filha de Pai Pércio de Xangô  


Fonte: Central de Comunicação 

Deixe uma resposta