Como lembrar da África? Dia da África – 25 de maio

Mama África, abraça o planeta !!

Dia 25 de maio, escolheram para lembrar a importância de um continente que está no caminho evolutivo da humanidade.

Há muito que desvendar como as histórias da África são contadas, ou por que não são contadas. Mas as oportunidades surgem com iniciativas voltadas a tornar pública uma visão da África de oportunidades e de suas tecnologias.

A Diáspora Africana, abraça o planeta pois deixou sua influência como mãe de várias influências tecnológicas, sociais e politicas.

Então como nós que há anos buscamos mostrar um continente africano, como uma mina de oportunidades, temos a semana Africa Day, que agrega esforços através de suas ações.

Vamos a mais detalhes das atividades programadas:

” O Dia da África será comemorado, oficialmente, pela primeira vez no Brasil com a anuência da União Africana entre 25 e 28 de Maio de 2019. Anteriormente chamado Dia da Liberdade da África e Dia da Libertação da África, é a comemoração anual da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana, constituída no dia 25 de Maio de 1963. Essa comemoração acontece em diversos Países do Continente Africano, assim como em todo o mundo.

Em São Paulo, as comemorações foram idealizadas pelo Senhor Mohamed Elkhatib, Cônsul Comercial do Egito para a América Latina, com uma reunião no Consulado Geral da África do Sul em São Paulo, no mês de Março/19.

Este comunicado à Imprensa é realizado pela AfroChamber em parceria com o Centro Cultural Africano, por isso foca nas atividade sob a responsabilidade da AfroChamber.

O Dia da Libertação da África. O 25 de Maio tem profundo significado na memória coletiva dos povos do Continente Africano, pois simboliza a luta por sua independência e Emancipação Política.

Os africanos no Brasil e no mundo celebram a oportunidade de avaliar as dificuldades e os progressos do Continente Berço da Humanidade.

Agenda de Atividades

No programa de atividades estão previstas Demonstrações Culturais, Desfile de Moda no Mercadão, Fórum Econômico com Diplomatas Africanos, S&G com a participação de Startups e Diplomatas Africanos, Sessão Solene com a presença de Autoridades Africanas, do Estado e Municípios de São Paulo, apresentação de Música Africana com o Presidente da AfroChamber acompanhado do Coro Voz de São Paulo e Tambores da Guiné, Feira gastronômica e de Artesanato Africano no Palácio dos Campos Elíseos e encerramento na Câmara Árabe.

Programação

25 de Maio Oficialmente dia da África

A marca do Africa Day será mostrada em todos os relógios da cidade e em edifícios oficiais, e um desfile de moda será realizado no Mercadão as 14:00.

26 de Maio África na Paulista

Apresentação da cultura africana na Avenida Paulista das 10 as 16.

27 de Maio
Business Day
na sede da Oxigênio Aceleradora

Direção/Realização AfroChamber, Centro Cultural Africano, Embaixada da República Árabe do Egito – Escritório Econômico e Comercial do Egito em São Paulo.

Diplomatas confirmados: Egito, África do Sul, Angola, Botswana, Cabo Verde, Etiópia, Gabão, Gambia, Guiné- Bissau, Ilhas Seychelles, Marrocos, Moçambique, Namíbia, República Centro- Africana, Sudão, Togo e Zimbabwe.

Programação 27 de Maio Business Day

8:30 Coffee break

Uma ótima oportunidade para aproximação com representantes dos países africanos e conhecer um pouco mais sobre suas expectativas em relação ao Brasil.
9:30 Lançamento do Projeto Pitchlab
O objetivo é construir uma plataforma digital aberta para apoiar ideias, necessidades e projetos com impacto social de forma eficiente. A estratégia é conectar os diversos ecossistemas existentes com ferramentas de inovação.

10:00 Exibição do vídeo da União Africana sobre o Dia da África

Apresentação de cada país pelo seu diplomata.

12:00 Intervalo para almoço
14:00 Revolução tecnológica entre S&G (Startups & Governo)
Startups irão demonstrar soluções para problemas apresentados previamente por esses países. Durante todo o dia haverá hackathon para solucionar um problema exposto no inicio da programação.
18:00 Encerramento com Coffee Break
19:30 Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara de Vereadores
XIV PREMIO AFRICA BRASIL 2018 – cerimônia de premiação do “Troféu Mama África”, evento internacional que visa reconhecer e divulgar projetos, ações e pessoas que contribuem com a nossa cultura e nossos valores, pois, preservar a memória é umas das formas de construir a história e a ligação entre o Brasil e o berço da humanidade.
Presença do Governador do estado e prefeitos de várias cidades do estado, incluindo São Paulo. Apresentação surpresa de uma música africana chamada Baba Yetu tendo como solista o Presidente da AfroChamber e participação especial do Coro Voz de São Paulo e Tambores da Guiné.

28 de Maio
Dia da cultura africana

Será realizada uma feira de artesanato e comida típica além de desfile de moda no Palácio dos Campos Elíseos das 10 as 16.

Encerramento

Será realizado na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira que atua em 10 países da Liga Árabe na África as 19:00.

Direção/Realização: AfroChamber, Centro Cultural Africano, Embaixada da República Árabe do Egito – Escritório Econômico e Comercial do Egito em São Paulo. ”

 

SAIBA MAIS.:  Flávio Dino explica o que fará pela segurança das terras indígenas do Maranhão

O post Como lembrar da África? Dia da África – 25 de maio apareceu primeiro em Instituto Portal Afro.

Portal Afro

Deixe uma resposta