Enredo da Porto Pedra, Antonio Pitanga comemora 80 anos de idade e 60 de carreira este ano

setor1.band

O ator Antônio Pitanga, 78 anos, será o enredo da Porto da Pedra em 2019. A escola de São Gonçalo está na Série A (acesso) do Carnaval carioca.

O anúncio foi feito pela filha do artista, a atriz Camila Pitanga, pelo Instagram. “Paizão será samba-enredo da escola de samba Unidos do Porto da Pedra!!!”, comemorou nos stories da rede social.

Camila publicou fotos e vídeos de um encontro do pai e familiares com membros da diretoria da escola, incluindo o carnavalesco Jaime Cezário, e os compositores Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, autores do premiado samba da Mocidade Independente de Padre Miguel.

SAIBA MAIS.:  Dentista é condenada por racismo: “Não me interesso por gente que nunca chegará ao meu tom de pele”

Uma das fotos aparece o homenageado sorridente, com a legenda: “Se ele tá feliz?”.

Nascido em Salvador (BA), Pitanga é um dos mais importantes e premiados artistas da história do Brasil, um dos rostos mais conhecidos das telas brasileiras.

Figura central do Cinema Novo, trabalhou com nomes como Glauber Rocha e Cacá Diegues. Atuações como a de Barravento (abaixo), de Glauber, serviram como síntese da imagem do negro brasileiro no cinema.

SAIBA MAIS.:  Ninguém solta mão de ninguém? Reflexões sobre racismo em escola construtivista de Laranjeiras
Pitanga em Barravento – Reprodução

Também é conhecida a militância de Pitanga no movimento negro e na política. O ator é casado com a deputada federal Benedita da Silva (PT), ex-governadora do Rio.

A carreira do ator está resumida no documentário Pitanga, dirigido pela filha Camila e Beto Brant, que registra encontros do artista com amigos e familiares. O filme está disponível nos serviços de streaming das operadoras de TV a cabo, como Now e Vivo Play. Veja o trailer abaixo:

SAIBA MAIS.:  O mundo precisa de Vingadores para terminar a guerra

Deixe uma resposta