Espetáculo ‘Negra Palavra’ volta aos palcos no Rio

Negra Palavra Solano Trindade. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Um dos espetáculos negros de maior sucesso no teatro do Rio estará de volta aos palcos a partir do próximo dia 14 de Janeiro, no Teatro Poeira, Rio de Janeiro. “Negra Palavra Solano Trindade”, que homenageia o trabalho do artista Solano Trindade, retornará em uma curta temporada, às terças e quartas, sempre às 21h, à cena teatral. Vale lembrar que a peça recebeu recentemente um convite para abrir o FEVERESTIVAL (Festival de Campinas), no dia 08 de fevereiro. 

Poeta pernambucano, ativista político, ator de cinema, artista plástico, pesquisador de culturas populares, homem de teatro e negro, Solano Trindade ficou conhecido como ‘O Poeta do Povo’. Ele é uma referência fundamental na luta por igualdade no país. Entre os anos 30 e 60, fundou vários movimentos negros no país, como a Frente Negra Pernambucana, o Centro de Cultura Afro-Brasileiro e o Teatro Popular Brasileiro. Solano levou sua arte e militância de Pernambuco para o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e, finalmente, para a cidade de Embu no interior de São Paulo, hoje conhecida como Embu das Artes. 

SAIBA MAIS.:  Bailarina negra fala sobre sapatilhas que combinam com a cor da sua pele

O roteirista e diretor do espetáculo, Renato Farias falou sobre a responsabilidade do projeto. “O maior desafio e creio que, também, a grande força desse trabalho, veio da percepção de que as poesias de Solano são profundamente atuais. A dramaturgia, composta apenas por poesias, e a construção do espetáculo feita, em sua grande maioria, por artistas e criadores negros, deu origem a um trabalho que dialoga com o Brasil atual e, através do pensamento e da sensibilidade de Solano, aponta caminhos de beleza, afeto, resistência e luta”, afirma.

SAIBA MAIS.:  “Homenagem ao Egito”: Marca é acusada de apropriação cultural durante a Semana de Moda de Paris

Vale ressaltar que em todas as áreas de criação, execução e produção do projeto, a maioria absoluta dos profissionais é negro. Dos 23 artistas criadores, 21 são negros. Assim, na direção e no elenco, bem como na produção, direção de arte, fotografia, vídeos, assessoria de imprensa, designer gráfico, cenário, figurinos, existem profissionais pretos.

SERVIÇOS:

Negra Palavra Solano Trindade

Local: Teatro Poeira – Temporada de 14 de janeiro a 19 de fevereiro – terças e quartas – 21h

SAIBA MAIS.:  Uma médica e um ator. Conheça os participantes negros do BBB20

Endereço: Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Rio de Janeiro

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia)

Classificação indicativa: 12 anos

Vagas limitadas

O post Espetáculo ‘Negra Palavra’ volta aos palcos no Rio apareceu primeiro em Todos Negros do Mundo.

Todos Negros do Mundo

Deixe uma resposta