MPF atende demandas de estudantes quilombolas em Campos Novos (SC)

Jovens e adultos da Comunidade Invernada dos Negros terão transporte e acesso à escola com estrutura adequada

Ministério Público Federal em SC

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina viabilizou uma nova fase da política de educação escolar quilombola para jovens e adultos da comunidade Invernada dos Negros, localizada nos municípios de Campos Novos e Abdon Batista. Depois de reuniões com a Secretaria de Estado da Educação e a Coordenação da Educação de Jovens e Adultos de Campos Novos, o MPF oportunizou o uso de uma escola maior e o transporte dos estudantes ao local. 

SAIBA MAIS.:  MPF e comunidades entregam dia 21 à prefeita de Ilhabela projeto que cria Conselho Municipal das Comunidades Tradicionais

A comunidade Invernada dos Negros destacou o fato de ser a primeira vez em que jovens e adultos do quilombo têm a oportunidade de frequentar as aulas em uma escola com salas separadas por turmas. Antes da conquista, os ensinamentos eram compartilhados em um imóvel pequeno, que contava com uma sala, um único banheiro e uma cozinha. 

Edson Camargo, uma das lideranças da comunidade, agradeceu ao empenho do procurador da República Anderson Lodetti. “Obrigado por tudo o quanto tem nos ajudado, graças ao senhor pela primeira vez temos uma escola com salas separadas para cada turma, uma melhoria que era um sonho”, declarou. 

SAIBA MAIS.:  MPF e comunidades entregam dia 21 à prefeita de Ilhabela projeto que cria Conselho Municipal das Comunidades Tradicionais

A nova escola, que está localizada no distrito de Ibicuí, tem estrutura adequada e mais ampla que o imóvel anterior. Além das salas de aulas, as quais serão utilizadas por diferentes turmas de jovens e adultos no período noturno, o local dispõe de uma biblioteca. 

Deixe uma resposta