Museu de Pindamonhangaba recebe a exposição “Negra Devoção”

Teve início esta semana no Museu Histórico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, São Paulo, a exposição “Negra Devoção” que reconta a participação da cosmologia Bantu – povo africano – nas tradicionais festas de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

A exposição refaz a memória de um povo devoto, além de expor a ancestralidade negra por meio da fotografia. Os registros são tamborzeiros, congadas e de pessoas mostrando sua religiosidade. Além de trazer a devoção das tradicionais irmandades católicas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

SAIBA MAIS.:  O mundo precisa de Vingadores para terminar a guerra
A exposição refaz a memória de um povo devoto, além de expor a ancestralidade negra por meio da fotografia. (Foto: divulgação)

Ao todo serão 30 fotos expostas em diversos tamanhos, que possuem curadoria e produção de Marco Antonio Sá que é fotógrafo há quase 30 anos. O artista dedicado à pesquisa e documentação dos variados aspectos do patrimônio material e imaterial brasileiro, com ênfase na religiosidade e nas festas populares.

A exposição pode ser visitada no museu de Pindamonhangaba até 9 de junho, de segunda-feira a sábado, das 9 às 17 horas. O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260, centro.

SAIBA MAIS.:  CULTNE DOC - Cosmogonia Africana - Episódio 2

Notícia Preta

Deixe uma resposta