Rainha Diambi Kabatusuila da República Democrática do Congo virá a São Paulo

por Claudia Alexandre 

Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama (Rainha da Ordem do Leopardo), do grande império Luba, povos nativos da África central, na República Democrática do Congo, que está em visita oficial ao Brasil, desde o dia 27 de fevereiro quando chegou à cidade de Salvador deve desembarcar em São Paulo no próximo dia 12. Diambi cumprirá uma intensa agenda por três dias. O roteiro da majestade ao Brasil incluiu também visitas a  Belo Horizonte e  Rio de Janeiro. De acordo com o Ilabantu, Instituto Latino Americano de Tradições Bantu, um dos anfitriões da rainha, este é um fato histórico. “É a primeira visita após a escravidão colonial de um monarca Bantu, povos da África central e sul africana, a primeira civilização de africanos transplantada do além atlântico para o Brasil”, disse Walmir Damasceno dos Santos, Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi, coordenador do Ilabantu e representante do CICIBA (Centro Internacional das Civilizações Bantu).

SAIBA MAIS.:  População Indígena tem vitória no Congresso Nacional

 Dia 12, após desembarcar às 14h30 no Aeroporto de Congonhas, ela seguirá para Itapecerica da Serra, cidade sede do ILABANTU – Terreiro Nzo Tumbansi;  às 16h será recebida e recepcionada pelo Prefeito Jorge Costa; às 18h00 será congratulada na Câmara Municipal, e às 19h00 participa de uma celebração festiva tradicional. Durante a cerimônia Diambi Kabatusuila, tomada pelo seu Ancestral, estará conduzindo um YADIKA KIMFUMU(Coroamento do Rei). 

Roteiro da Soberana Congolesa em São Paulo

Dia 13 de março, 10h00, visita a Estátua da Mãe Preta e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Largo do Paissandú, centro de São Paulo; às 13h30, visita ao Museu Afro Brasil, Parque do Ibirapuera; às 18h30 no Auditório Sérgio Vieira de Melo – Câmara Municipal de São Paulo – Encontro com lideranças de povos de comunidades tradicionais de matriz africana(líderes espirituais e ancestrais de matriz africana, quilombolas, capoeiristas, sambistas, professores, estudantes e membros da academia intelectual, povo em geral).

SAIBA MAIS.:  Will Smith buscou referências em ‘Um Maluco no Pedaço’ para interpretar Gênio em ‘Aladdin’

Dia 14 de março, 09h00 – Deslocamento para a cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, onde será recebida e recepcionada às 11h00 no Paço Municipal, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, secretários e servidores municipais. Na mais importante cidade do litoral sul paulista, capital da baixada santista, a Soberana africana visitará o Museu Pelé, o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, terá encontro com lideranças de movimento negro e afro brasileiro.

SAIBA MAIS.:  Guedes apela (de novo) para chantagem e governo Bolsonaro imita o de Temer

16h00 – Sua Majestade, Diambi Kabatusuila retorna a Capital de São Paulo para visitara UNIFACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista, rua Guatemala, 197, Jardim América, Campo Limpo Paulista, região de Jundiaí, na Grande São Paulo onde irá proferir palestra para docentes, discentes, líderes de comunidades tradicionais e povo em geral naquela instituição de ensino.

Dia 15 de março, 11h00 – Será recebida e recepcionada pelo Prefeito de Osasco, Rogério Lins e Vereadores da cidade;

12h00 Almoço

13h00 Entrevista nos estúdios da Conec TV e Coletiva de Imprensa

14h00 Despedidas

Deixe uma resposta