TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE APRESENTA FESTIVAL MARGARIDA DA TRINDADE 2019 SÓ LOUCOS E ARTISTAS!

Só loucos e artistas podem me compreender
(Dra. Nise da Silveira)

DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Produção e elaboração:
ELIS TRINDADE –

O Festival tem como matrona a terapeuta ocupacional Maria Margarida da Trindade, esposa do poeta Solano Trindade, uma das fundadoras do Teatro Popular Brasileiro, mãe da pintora, folclorista e professora Raquel Trindade, nasceu em 1917 e faleceu em 1998
Ela Foi parte fundamental no Museu da Imagem do Inconsciente, projeto da Dra NIse da Silveira, ápice da luta antimanicomial no Brasil. Dona Margarida estava nos bastidores, como professora das danças e tradições populares, um dos fundamentos do tratamento proposto pela Dra Nise.
Margarida ensinava o Coco, o Maracatu, e outras danças e com ela os pacientes bailavam, preparavam seus figurinos e também os cenários nas apresentações que aconteciam no Hospital Psiquiátrico Pedro II.
O Teatro Popular Solano Trindade em homenagem a esta grande mulher, vem trazer em comemoração a seu aniversário, dia 18 de maio de 2019, aniversário também de seu neto, Zinho Trindade e de sua bisneta Flora Mariana, um pouco das ideias que passavam por esta presbiteriana que afirmava que:
“Se Davi tocava pandeiro e Miriam dançava, porque também eu não”.

SAIBA MAIS.:  Projeto itinerante com alunos de escolas públicas ensina fotografia e faz reflexão sobre futuro

QUANDO:
17 e 18 de maio as 18 horas

ONDE:
Teatro Popular Solano Trindade, Avenida São Paulo 176 – Jardim Silvia, Embu das Artes. 06804-230. A 100 metros da Prefeitura de Embu.

Apoio:
CECO e CAPS da Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra, Secretaria Municipal de Saude de Embu das Artes-AASMER e Teatro Popular Solano Trindade-TPST.

Exposição: O MUSEU VIVO DO ENGENHO DE DENTRO, com os Ateliês Terapêuticos de Taboão da Serra e Embu das Artes.

Deixe uma resposta